Friday, November 25, 2005

Realidade Utópica

Bom dia senhores. Adentrem na borda do precipício e cumpram sua rotina. Navalhe-se, corte-se, sangre. Ninguém lembrará.
Há poucos dias me ocorreu a idéia na cabeça... mas esperem.. poucos dias? Faz uma semana, cerca de 172 horas desde que a idéia me passou. Só vim a escrevê-la agora. Estranho.
Estava eu, uma sexta feira parecida (talvez pelo fato da chuva e algumas outras coisas ela não seja exatamente igual), na academia aqui perto de casa. Como a maioria dos dias... Apenas lá, fazendo exercícios e conversando com alguns amigos, até que, no rádio, começou a tocar Have a Nice Day, do Bon Jovi, e um amigo meu fez uma interessante observação: "Essa música sempre toca nessa hora"
E o pensamento me correu: "Porque as pessoas sempre fazem as mesmas coisas, todos os dias"
E a idéia me pareceu como um lampejo de uma luz queimante. E não é verdade? Tudo é a rotina. Tudo é a mesma coisa. A mente humana, que parece tão complexa, é na verdade simplesmente um motor girando e girando e girando..... até parar de vez. As hélices sempre passam pelo mesmo ponto. Elas não mudam, somente se desgastam: são as mesmas sempre.
Desde quando o homem caiu na rotina? Eu iria logo fazer uma crítica à sociedade atual (uma coisa que eu adoro, devo dizer), mas, pensando bem, a rotina sempre existiu. É deprimente pensar nisso de certo modo, mas o objetivo provavelmente foi o contrário; uma forma de se cansar menos.
Criando uma rotina não se precisar pensar no que fazer. O homem se acostuma à idéia de ter obrigações e coisas a fazer, criando uma rotina e uma "facilidade" a mais. Imaginem um índio à 2000 anos atrás, ou qualquer ser antigo o suficiente para tal, vivendo numa sociedade não-moderna mas não anárquica; um membro da sociedade, uma pessoa comum que tem seu dever entre uma população de 15 ou 20 pessoas. Ele tem provavelmente uma floresta ao seu redor, é seu dever caçar, comer, dormir. É isso o que ele faz. É muito mais simples para ele fazer o que já tinha pensado do que criar algo novo. Do que pensar em algo para fazer.
E, pensando bem, cada pessoa nessa terra, por mais aventureira que se diga, cai na rotina. Você fez algo novo hoje? Faça algo. Eu fiz: eu estudei ;) Brincadeira à parte, a idéia de rotina parece claustrofóbica para mim; mostrando algo pior que o destino, o ka ou seja lá a definição que se use. Tudo, afinal, acaba sendo rotineiro. A rotina pode ser prazeirosa, mas se torna cansativa depois de tempos: quando se torna cansativa, se torna muitas vezes obrigatória, porque você não consegue viver sem isso; você se acostumou. E depois, ela não é nem obrigatória, nem cansativa: se torna mecânica, como escovar os dentes.
E o mundo começa a ser simplesmente igual. Simplesmente 6 bilhões de pessoas fazendo a mesma coisa: a sua rotina. A humanidade se torna mecânica.
Tente fazer algo diferente. Talvez eu não seja o melhor exemplo, mas você pode seguir sua própria cabeça e pensar no que eu falei: afinal, pensar em alguma coisa e escrevê-la está se tornando uma rotina para mim. Eu só espero que não se torne cansativo, afinal de contas, pois ainda me é prazeiroso.
E talvez, esqueça tudo o que eu disse, e simplesmente tenha um rumo na vida: uma missão, um objetivo, mesmo que seja 'ser feliz'. A vida é triste, mas ela é feliz também, mesmo quando você faz a mesma coisa todo o dia ;).
Afinal, alguém disse que as coisas que importam são as pequenas.

E talvez sejam... talvez sejam
sim
talvez sejam.

1 comment:

Anonymous said...

Nossa... Sempre tento fazer algo novo...
Mas rotina... Será q tem mesmo como fugir...
Isso demanda muita força e vontade...
MAs sempre vale a pena!!!
Qria comentar melhor, mas meu nariz naun deixa(minha rinite naun me deixa concentrar)!
Abraços